Práticas de assédio moral têm sido frequentes na Caixa. Em uma agência de Chapecó, a situação é ainda pior. A gestão é marcada por cobranças de metas individuais e agressivas, além de tratamento hostil de modo a constranger alguns funcionários.
Entre outras atitudes do gerente geral está a indiferença, ameaças de boicote em promoções, instaurando um clima de insegurança e mal-estar. Caso essa prática persista, o Sindicato dos Bancários de Chapecó e Região ingressará com representação junto ao Ministério Público do Trabalho.
Como identificar o assédio moral
O assédio moral é caracterizado por atitudes sistemáticas dos gerentes e diretores, que ultrapassam os limites do razoável, como envio mensagens de cobrança fora do horário de trabalho, reuniões matinais e ao final da tarde, tratamento rude e em tom de ameaça, entre outros.
Também há o assédio moral sutil, ou mascarado, que é quando a vítima não consegue comprovar que sofre individualmente, pois o agressor é dissimulado, e suas atitudes são voltadas a denegrir a autoimagem do trabalhador. É o caso, por exemplo, que quando contrariado o gestor ignorar o funcionário, não considerar suas opiniões e sistematicamente age com indiferença, causando mal-estar, sentimento de inferioridade, angústia e medo.
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