Bancários do Santander se reuniram nesta terça-feira (14), por videoconferência, no Encontro Nacional dos funcionários da instituição financeira, para debater sobre as condições de trabalho em meio à pandemia do coronavírus e traçar os próximos passos para a luta em defesa dos direitos, do emprego, da saúde e da renda dos funcionários. O diretor do Sindicato dos Bancários de Chapecó e Região e bancário do Santander, Anildo Zamboni, representou nossa base no encontro.
O Acordo Coletivo de Trabalho já foi assinado, mas existe ainda muito a ser conquistado, tanto questões específicas do banco, quanto as que são negociadas na mesa com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
No encontro foi ressaltado que, mesmo neste momento de isolamento social, com parte dos funcionários trabalhando em home office, a categoria precisa utilizar novas formas de comunicação e mobilização.
O encontro também definiu pautas a serem levadas para debate na 22ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada na próxima sexta-feira (17) e sábado (18), também por videoconferência.