O Sindicato dos Bancários de Chapecó e Região promoveu um ato na manhã desta quinta-feira (6) para cobrar a contratação de funcionários para a Caixa Econômica Federal. A mobilização fez parte do Dia de Luta por Contratação Urgente, que ocorreu em nível nacional.
Em frente à Agência Chapecó, na rua Marechal Bormann, os bancários fizeram um alerta para a falta de funcionários nas agências e a sobrecarga de trabalho. O problema, que é uma realidade em todas as unidades do banco, se agravou em 2015 com a implantação do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA).
Apenas do início do ano para cá, a instituição financeira já desligou mais de três mil empregados através do PAA e, até agora, não sinalizou sobre a reposição desse quadro. Enquanto isso, milhares de pessoas que foram aprovadas em concurso aguardam convocação.
Ao mesmo tempo em que os bancários são prejudicados, os clientes também sofrem com as filas nas agências. De acordo com o presidente do sindicato, Sebastião Araújo, o banco tem um papel social muito importante no país e precisa de funcionários para atender essa demanda.
“A Caixa oferece diversos serviços sociais e paga milhões de benefícios todos os dias, como o seguro-desemprego, aposentadorias e pensões. Os lucros e o número de correntistas só aumenta e, em contrapartida, há déficit no número de empregados. Isso preciso mudar”, afirma.
Fonte: Seeb Chapecó
Em ação movida pelo Ministério Público do Trabalho, a Caixa foi condenada a...
A saída de quase 10 mil funcionários do Banco do Brasil por meio do Programa...
Bancários do Santander se reuniram nesta terça-feira (14), por videoconferência, no...
A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos financiários será assinada nesta...