Os bancos não podem deixar de atender clientes presencialmente, mesmo se oferecerem outros canais de atendimento, como os digitais. A determinação está prevista em resolução publicada em setembro pelo Banco Central.
De acordo com a resolução, é “vedado às instituições impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e de serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais”.
A resolução determina ainda que “é vedada a imposição de restrições quanto à quantidade de documentos, de transações ou de operações por pessoa, bem como em relação a montante máximo ou mínimo a ser pago ou recebido ou ainda quanto à faculdade de o cliente ou o usuário optar por pagamentos em espécie”.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Chapecó e Região, Cesar Mazzolli, ressalta que a migração das operações bancárias para canais digitais está crescendo rapidamente. “Enquanto para as instituições financeiras o processo representa redução de custos, os ganhos não são replicados para consumidores e funcionários. Os clientes continuam pagando taxas e juros elevados e os bancários sofrem com o enxugamento do quadro de empregados, além da sobrecarga de trabalho”, afirma. As instituições financeiras lucram alto, portanto, têm recursos para melhorar o atendimento à população e contratar mais funcionários.
Fonte: Seeb Chapecó com Sindicato de São Paulo
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