Os principais bancos que atuam no país receberam notas abaixo da média em políticas sobre direitos do consumidor. O levantamento faz parte do Guia dos Bancos Responsáveis (GBR), estudo que analisa as políticas de crédito e investimento das sete maiores instituições financeiras em atividade no país, segundo o Banco Central. São elas: Banco do Brasil, Caixa Federal, Itaú, Bradesco, Santander, HSBC e BTG Pactual, que respondem por 80% dos depósitos e créditos em âmbito nacional.
O estudo, conduzido pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), contempla os tópicos: transparência sobre serviços, cobranças e riscos; combate ao superendividamento; qualidade do serviço; tratamento não discriminatório e gestão das reclamações (veja as notas dos bancos no quadro).
“O Código de Defesa do Consumidor vai fazer 25 anos em março de 2016, por isso os bancos já deveriam ter internalizado em suas políticas as medidas descritas na lei, mas a gente observou que eles estão muito mal ainda”, avalia Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Idec.
Veja os resultados:
A eleição da Previ, que irá definir os representantes dos participantes na...
A Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras de Santa Catarina...
O segundo turno da eleição para o Conselho de Administração (CA) da Caixa começa...