A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) alega crise para negar as reivindicações dos bancários durante as negociações da campanha salarial. No entanto, os números mostram que o setor financeiro não deixou de ganhar. O lucro líquido do BB, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander, os maiores bancos do país, chegou a R$ 29,7 bilhões no primeiro semestre deste ano.
Embora os ganhos sejam altos, as demandas básicas dos bancários têm sido deixadas de lado. A exemplo da garantia de emprego e ampliação do quadro de pessoal, após vários cortes de vagas, especialmente pelos programas de incentivo à aposentadoria.
>>Leia mais: Nesta quinta-feira (1º) tem assembleia no sindicato para deliberar sobre a greve<<
A política é cortar para aumentar a lucratividade. No primeiro semestre foram fechados 6.785 postos de trabalho. No acumulado de 12 meses (junho de 2015 a junho de 2016), foram extintas 13.606 vagas.
Sobre a desigualdade de gênero, comprovada em pesquisa, o argumento é de que não existe. Os dados dizem o contrário. As mulheres recebem, em média, 22,1% a menos do que os homens. Também enfrentam mais dificuldade de ascensão profissional.
Fonte: Seeb Chapecó com Sindicato da Bahia
Com 95,3% dos votos a favor, os bancários do Banco do Brasil da base do Sindicato...