A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banco do Brasil se reuniu nesta terça-feira (27) com a direção do banco para discutir um acordo sobre teletrabalho. O movimento sindical cobrou o controle da jornada, ajuda de custos para cobrir as despesas e que o banco forneça equipamentos e móveis adequados para o funcionários desempenhar sua função. Outras questões serão discutidas nas próximas reuniões.
Negociações
Lembrando que o acordo de teletrabalho não começou a ser debatido agora. Ainda na campanha nacional, os sindicatos cobraram a regulamentação do trabalho remoto, no entanto, as empresas decidiram que essa negociação deveria ser feito individualmente em cada banco. Até agora, somente o Bradesco fechou um acordo sobre o tema. No momento, Itaú e BB estão em fase de negociação.
Teletrabalho
Desde março de 2020, boa parte dos bancários entraram em teletrabalho. Foram cerca de 2/3 da categoria, aproximadamente 300 mil trabalhadores deslocados dos locais de trabalho para suas casas. As premissas para um acordo sobre teletrabalho foram definidas a partir de uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese) Rede Bancários com 11 mil trabalhadores da categoria que passaram para o teletrabalho.
Fonte: Seeb Chapecó com Contraf