A categoria conquistou uma grande vitória. Em reunião, na última quinta-feira (24), com o Comando Nacional dos Bancários, a Fenaban finalmente aceitou a criação dos centros de realocação e requalificação profissional, uma reivindicação antiga que, inclusive, havia ficado pendente no acordo coletivo do ano passado.
A formatação dos centros de requalificação será definida pelas representações dos trabalhadores com as direções de cada banco. Trata-se de um significativo avanço diante do contexto de reestruturação e desmanche, no qual trabalhadores têm sido realocados e agências fechadas.
O Comando rejeitou as alterações nas cláusulas 37 (monitoramento de resultados) e 65 (adiantamento emergencial de salários nos períodos transitórios de afastamento por doença). Ambas não voltarão à mesa de negociações neste ano.
Além das pautas debatidas, foi entregue um ofício sobre a antecipação da primeira parcela da Participação dos Lucros ou Resultados (PLR). A Fenaban irá repassar o documento aos bancos e dar uma posição aos sindicatos.
De acordo com a CCT, as empresas teriam até 30 de setembro para efetuar o pagamento, entretanto, com os reajustes definidos desde o ano passado, o pagamento pode ser efetuado assim que divulgada a inflação do período.
Fonte: Seeb Chapecó com Sindicato da Bahia
Após cobrança do movimento sindical pela reabertura das negociações, a Federação...
O Novembro Azul é o mês mundial de conscientização para a saúde do homem, com...
Após uma série de debates e com a participação de bancários de todo o país, a 22ª...