A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE) teve a primeira reunião do ano da mesa permanente de negociação com o banco nesta terça-feira (24), em Brasília. Os representantes dos bancários cobraram da direção da Caixa respostas sobre a nova reestruturação anunciada, Saúde Caixa, cobrança de CPA 20, bolsas de estudo, time de venda e contencioso da Funcef.
Sobre a nova reestruturação, chamada de Programa Eficiência, o banco informou que será apenas uma avaliação da anterior direcionada à melhoria de processos. A direção da Caixa afirmou que não acontecerá o que os empregados mais estão aflitos, o corte de funções. O movimento sindical está atento.
Também foi negado o cancelamento do programa de bolsas de estudo. A instituição informou que está mudando o sistema de concessão e as novas regras serão divulgadas até julho. O acordo coletivo prevê 800 bolsas para idiomas, 300 para graduação e 500 para pós-graduação.
Os empregados foram informados que o prazo para a exigência do CPA 20 foi prorrogado até meados de maio. A direção da Caixa se comprometeu a orientar os gestores sobre a proibição de divulgação de qualquer tipo de ranqueamento de empregados, do chamando “time de vendas”.
Outro problema debatido na reunião foi o Saúde Caixa. A instituição reconheceu que houve problemas na centralização do atendimento, que foi sub dimensionado para 68 mil atendimentos por mês, mas que já fez um aditivo, elevando para 200 mil. Porém, até hoje o banco não apresentou os relatórios financeiro e atuarial do plano, o que deveria ter acontecido desde o final ano passado. A instituição ainda se negou a aceitar o Grupo de Trabalho bipartite para tratar do contencioso e diz que está discutindo isso diretamente com a Funcef.
O movimento sindical espera que a Caixa mude essa postura, apresente os dados sobre o Saúde Caixa e aceite discutir com os empregados o contencioso da Funcef. Estamos chegando próximo à data-base e ainda há muitas pendências do acordo atual a serem sanadas.
Fonte: Seeb Chapecó com Sindicato da Bahia
A pandemia deslocou muitos bancários das agências para o home office, medida...
Com agenda já definida, o governo coloca em ação a privatização dos bancos...