A cada ano o Brasil gasta cerca de R$ 70 bilhões com custos previdenciários e de saúde por causa de 700 mil acidentes de trabalho que ocorrem no País. São 284 trabalhadores acidentados por hora e cinco a cada minuto e a morte de sete a cada dois dias.
Aumentar recursos para fortalecer a fiscalização, o número de auditores e o valor das multas são propostas da ofensiva lançada neste mês pelo presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, Amauri Teixeira (PT-BA).
Uma das ideias do parlamentar para reduzir os acidentes de trabalho é oferecer uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) propondo o aumento de recursos à fiscalização do trabalho. Isso porque existe no País um auditor para fiscalizar cada 4 mil empresas, justificou.
Os dados foram apresentados por representantes dos Ministérios da Previdência Social e da Saúde e entidades de auditores em audiência pública realizada no último dia 3, na Comissão de Seguridade Social.
Uma comissão geral (debate no plenário da casa) foi requerida por Teixeira para a definição das propostas que devem ser aprovadas com prioridade para o enfrentamento da estatística alarmante. Entre essas propostas que devem ser analisadas na Câmara estão as que se destinam à regulamentação de artigos da Constituição sobre insalubridade, penosidade e periculosidade no trabalho.
Causas
Entre as maiores causas desses acidentes estão maquinário velho e desprotegido, tecnologia ultrapassada, mobiliário inadequado, ritmo acelerado, assédio moral, cobrança exagerada e desrespeito a diversos direitos.
Os acidentes mais frequentes são os que causam fraturas, luxações, amputações e outros ferimentos. Muitos causam a morte do trabalhador. Na sequência, aparecem os casos de lesões por esforço repetitivo e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, que incluem dores nas costas. Em terceiro lugar, aparecem os transtornos mentais e comportamentais, episódios depressivos, estresse e ansiedade.
Fonte: DCI
A defesa dos trabalhadores durante a pandemia do coronavírus foi fundamental para...