A pesquisadora Ana Tércia Sanches abriu a mesa de debates do 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB), nesta quinta-feira (1º), falando sobre como a tecnologia dialoga com o movimento sindical e o mundo do trabalho.
Durante a apresentação, afirmou que, embora a tecnologia esteja a serviço de todos, não é boa para todo mundo. Beneficia os bancos, mas, nem sempre os funcionários e clientes. A digitalização não está presente apenas nas áreas que possuem relação direta com os correntistas. “A parte que atinge os clientes já está totalmente automatizada, mas aquelas realizadas no backoffice ainda podem levar à redução de cerca de 40% do trabalho humano”, disse a pesquisadora.
Para exemplificar, afirmou que atividades como o rastreamento de devedores, que antes era feita por funcionários, agora é realizada por um sistema informatizado. O resultado é a redução drástica no número de bancários. De 2013 a 2016, foram fechados 60.606 postos de trabalho no sistema financeiro.
Agências digitais
Outro problema que atinge o Banco do Brasil é a substituição de unidades físicas por agências digitais, fruto do processo de reestruturação da instituição. Ana Tércia Sanches elencou como os principais problemas das agências digitais: elevação da carteira de clientes de cada gerente; aproximação da atividade bancária com a de teleatendimento, sem as garantias para os trabalhadores previstas na NR17; o aumento de ruído, da digitalização e do uso da voz; o aumento do controle e pressão pelo cumprimento de metas; e a dificuldade de fiscalização e de acesso dos dirigentes sindicais.
A inteligência artificial também foi abordada na mesa. Os bancos têm utilizado o mecanismo para atender os correntistas, com uma linguagem coloquial, como se fosse um ser humano. Os chatbots atendem cerca de 80% das dúvidas de funcionários e clientes.
Fonte: Seeb Chapecó com Sindicato da Bahia
Nesta quinta-feira (7) tem eleição para escolher os delegados sindicais do Banco do...
Após uma série de debates e com a participação de bancários de todo o país, a 22ª...
A pressão das centrais sindicais, movimentos populares e a reação nas redes sociais...
A Caixa terá que convocar os aprovados no concurso público de 2014. A decisão,...