O Comitê Nacional em Defesa da Caixa e diversas instituições que defendem a manutenção das empresas estatais lançaram um manifesto em defesa dos bancos públicos. O objetivo é chamar a atenção da sociedade e buscar apoio dos prefeitos eleitos em 2020 e também dos que estão no segundo turno.
O significado da privatização no Brasil será a redução drástica de recursos para o desenvolvimento econômico e social do país. Os cidadãos brasileiros, principalmente aqueles das regiões mais afastadas e a parcela mais pobre, serão duramente afetados. O envolvimento dos prefeitos na campanha tem o objetivo de manter os recursos investidos pela Caixa, Banco do Brasil e bancos regionais capazes de movimentar a economia nos municípios.
As representações sindicais no “Manifesto em Defesa dos Bancos Públicos Brasileiros” ressaltam que os bancos públicos são os encarregados por uma melhor distribuição de recursos e crédito com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais. As instituições privadas somente priorizam regiões e setores onde já existe uma concentração maior de renda.
Outro ponto destacado no documento é a responsabilidade dos bancos públicos nacionais e regionais em proporcionar o financiamento da habitação, crédito agrícola, educação, cultura e infraestrutura. Incluindo também o pagamento de benefícios sociais, como o auxílio emergencial, que assegurou a proteção de milhares de famílias afetadas economicamente pela pandemia do coronavírus.
Para conferir e compartilhar o manifesto, basta clicar AQUI.
Fonte: Seeb Chapecó com Sindicato da Bahia
O monopólio das quatro maiores organizações financeiras do país (Banco do Brasil,...
Nesta sexta-feira (21), às 11h, em Brasília, acontece reunião entre os...