Foi lançada nesta quarta-feira (8), em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, em Brasília. A Frente conta com 209 integrantes, sendo 199 deputados e 10 senadores, de 23 partidos.
A mobilização tem o objetivo de evidenciar e combater a venda das instituições financeiras públicas, como vêm sinalizando as atuais diretorias dos bancos. Os participantes do evento destacaram a importância dos bancos públicos para a soberania nacional e para o desenvolvimento econômico e social do país.
Durante o ato, os parlamentares e representantes das entidades sindicais ainda ressaltaram que são os bancos públicos que investem em habitação, saneamento básico, infraestrutura urbana, educação, agricultura, entre outras áreas estratégicas para o desenvolvimento. Segundo o deputado José Carlos Nunes Junior (PT/MA), coordenador da Frente, “nenhum banco privado no país investe em financiamento da casa própria em favor da população pobre nas mesmas condições das oferecidas pela Caixa, com prazos e taxas compatíveis com as necessidades dos clientes”.
Depois do lançamento, ocorreu o seminário Bancos Públicos e Desenvolvimento, com a participação dos professores de economia Sérgio Mendonça e Luiz Fernando. Marcaram presença representantes dos trabalhadores de toda a América Latina, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Peru.