Os ex-presidentes da Caixa, Jorge Mattoso, Maria Fernanda Ramos Coelho, Jorge Hereda e Miriam Belchior, denunciaram, em artigo publicado pela revista Carta Capital, o sucateamento do banco público promovido pelo governo. No texto, foi citada a importância do papel social da instituição para toda sociedade brasileira e como o desmonte da Caixa pode tornar o Brasil refém do capital internacional.
O que acontece é um jogo de interesses do setor financeiro, já que o banco obteve mais crescimento justamente ao reforçar o papel social. Desde 2003, a Caixa assegurou rentabilidade e desempenho econômico-financeiro. Ampliou o crédito, mantendo baixas taxas de inadimplência, aumentando o lucro líquido e, sempre que possível, contribuiu com os dividendos ao Tesouro.
Inclusive, durante mesa permanente com o banco público, realizada no dia 26 de outubro, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) reforçou a importante atuação da empresa como fomentadora do crescimento do país, ao ofertar crédito e investir em políticas públicas para beneficiar milhões de brasileiros.
Fonte: Seeb Chapecó com Sindicato da Bahia
Com lucros altos apesar da crise, os banqueiros seguem com as demissões durante a...
Após cobrança do movimento sindical, o Itaú anunciou a prorrogação do trabalho...