Você sabia que o Sindicato dos Bancários de Chapecó e Região tem um canal online de denúncias? Se você passa por situações de assédio moral ou é submetido a metas abusivas pode fazer sua denúncia pelo nosso site.
>>Basta clicar aqui para fazer sua denúncia<<. Você será direcionado para um formulário e pode preenchê-lo de forma anônima, mas é importante ressaltar que se você não deixar o nome ou nenhum contato não teremos como dar um retorno sobre as medidas tomadas pelo Sindicato para o seu caso.
Sigilo ao denunciante
Desde 2010, os bancários contam com um instrumento de combate ao assédio moral, conquistado após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada. O canal de denúncia da categoria tem o objetivo de apurar e solucionar os casos relatados, com total sigilo do denunciante.
Sobre as metas, em 2014 a categoria garantiu a inclusão na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de uma cláusula que prevê que o monitoramento de resultados – nome que os bancos dão para a cobrança por metas – será feito “com equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho”.
Mas, o que é meta abusiva?
Um pacote pronto e imposto de metas exageradas, inalcançáveis, que podem mudar a qualquer tempo e que não respeitam o número de trabalhadores, nem o perfil da unidade. Pode levar à sobrecarga de trabalho e ao adoecimento. Queremos que as metas sejam redimensionadas conforme o número de trabalhadores em cada local de trabalho e o perfil da unidade. A cobrança tem de ser equilibrada, respeitosa, em momento e condições apropriadas.
Você sabe exatamente o que é assédio moral?
Assédio moral é a exposição repetitiva e prolongada dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. É praticado pelos chefes contra seus subordinados. São condutas desumanas e sem nenhuma ética. Humilhação repetitiva e de longa duração que interfere na vida do trabalhador de modo direto, comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais. Tudo isso ocasiona graves danos à saúde física e mental, que podem evoluir para a incapacidade para o trabalho, desemprego ou mesmo a morte.
Fonte: Seeb Chapecó
Com a hashtag #SaúdeAcimaDoLucro nas redes sociais, a categoria vai mostrar a força...
Todos os anos, a campanha salarial dos bancários chama a atenção de toda a...
Na primeira reunião da Campanha Nacional 2020, realizada por videoconferência na...
A pandemia de coronavírus que assola o Brasil deixa cada vez mais evidente a...