Quem trabalha muitas horas e, por vezes, excede a jornada de trabalho, tende a engordar. O resultado da pesquisa norte-americana atinge em cheio a categoria bancária, sobrecarregada de tanto trabalho pelo quadro reduzido de funcionários nas agências.
A pesquisa divulgada pela US Census Bureau foi realizada com pessoas de 26 a 64 anos, entre 2006 e 2008. Os trabalhadores mais atingidos pelo ganho de peso foram aqueles que exercem profissões “não-extenuantes”, como secretariado e contabilidade. Nestes casos, quando as pessoas costumam extrapolar a jornada para até dez horas semanais a mais, o aumento de IMC (Índice de Massa Corpórea) é significativo.
Nas mulheres, este efeito traz um aumento de 0,4 no índice, ou seja, mais 1,15kg no peso. Entre os homens, o aumento do IMC foi de 0,2, o que representa um ganho de 635g. Quilinhos a mais que podem desencadear diversas doenças prejudiciais à saúde.
Causas
A principal causa do ganho de peso, segundo a pesquisa, é a falta de movimentos nestes trabalhos “não-extenuantes”. As pessoas trabalham mais paradas e por um tempo maior, o que influencia para que não preparem refeições de qualidade e acabem se rendendo a lanches, inclusive os fast-food.
Fonte: Sindicato da Bahia
O Sindicato dos Bancários de Chapecó e Região convoca todos os funcionários do...
O Comando Nacional dos Bancários se reuniu por videoconferência, nesta...