Na véspera do aniversário de 85 anos do Banrisul, que ocorre no próximo dia 12, o Comando dos Banrisulenses se reúne na quarta-feira, dia 11, às 14h30, com a direção do banco no edifício-sede, em Porto Alegre, para a primeira rodada de negociação específica da Campanha Nacional 2013. A pauta de reivindicações foi entregue ao presidente da instituição, Túlio Zamin, no último dia 28 de agosto.
Além de deixar bem claro que o Banrisul precisa dividir o bolo com aqueles que fazem o lucro crescer a cada ano que passa, os funcionários querem o atendimento das demandas apresentadas. Condições de aumentar a fatia do bolo para os trabalhadores, o banco público tem e de sobra.
Reivindicações
Os bancários reivindicam salário mínimo calculado pelo Dieese como piso, valorização das funções através de remuneração, fim das metas individuais, além da suspensão de quaisquer projetos de terceirização e o fim da trava de 2 anos para participação em novos processos seletivos, entre outros pontos.
Também merecem destaque a manutenção das conquistas, como a 13ª cesta-alimentação com valor diferenciado, e soluções para as pendências que envolvem o novo quadro de carreira, além da democratização da gestão do banco, com a eleição de um diretor-representante dos funcionários, conforme estabelece a constituição estadual do Rio Grande do Sul.
Fonte: Contraf-CUT com Seeb Porto Alegre