Após o anúncio da reestruturação do Banco do Brasil, nesta segunda-feira (11), que pegou funcionários e entidades sindicais de surpresa, a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com a direção da empresa ainda ontem exigindo explicações sobre o processo e seus impactos. Os representantes do banco, no entanto, responderam a poucas questões e admitiram que não tinham todas as informações por ser o dia do anúncio do plano de reestruturação.
A postura do banco foi de extremo desrespeito com o funcionalismo e com as entidades representativas, que ficaram sabendo da reestruturação por meio do comunicado, sem qualquer negociação prévia. O plano prejudica os bancários, impõe perdas aos caixas executivos e enfraquece o papel público do Banco do Brasil.
A meta com a reestruturação é cortar cerca de 5 mil funcionários por meio de duas modalidades de PDV: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), para o que a direção do banco considera excessos nas unidades; e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE).
O plano ainda prevê mudanças em 870 pontos de atendimento, com o fechamento de agências, postos de atendimento e escritórios e a conversão de 243 agências em postos. Também estão previstas a transformação de oito postos de atendimento em agências, de 145 unidades de negócios em Lojas BB, a relocalização de 85 unidades de negócios e a criação de 28 unidades de negócios.
O plano de desmonte não para por aí. O BB quer fazer mudanças no atual modelo e remuneração dos caixas executivos, que deixariam de ter a gratificação permanente e passariam a ter uma gratificação proporcional apenas aos dias de atuação, se houver.
O Sindicato agora irá se reunir com os integrantes da Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras de Santa Catarina (Fetrafi-SC) para analisar o impacto da reestruturação em cada base, já que o banco não passou nenhum detalhe sobre os reflexos dessas mudanças. Nesta quarta-feira (13), a CEBB fará uma nova reunião para definir um calendário de mobilização dos funcionários.
O movimento sindical reivindicou e o Bradesco respondeu, na noite desta...
A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil já entregou a minuta de...