Mesmo com altos lucros, os bancos fecharam 2.795 postos de trabalho no primeiro semestre deste ano. Os dados são de estudo mensal feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
A Caixa é o destaque da vez. O banco era o único a gerar empregos no setor, mas desta vez a instituição financeira liderou o fechamento de vagas, com 2.058 cortes durante o período. Os bancos múltiplos, com carteira comercial, como Itaú, Bradesco, Santander, HSBC e BB, eliminaram 729 vagas.
>>Dia Nacional de Luta por Contratação na Caixa será em agosto<<
Ao todo, 17 estados apresentaram saldo negativo no semestre. As reduções mais expressivas foram verificadas ocorreram no Rio de Janeiro (-771), Minas Gerais (-484) e São Paulo (-458). Em Santa Catarina, foram -161 vagas.
De acordo com o levantamento, além do corte de vagas, a rotatividade continuou alta. Os bancos contrataram 16.905 funcionários e desligaram 19.700 nos primeiros quatro meses.A situação preocupa, pois enquanto o setor bancário mantém o ritmo de crescimento, com mais correntistas, juros e tarifas mais altas, as condições de trabalho pioram nas agências.
Fonte: Seeb Chapecó com Sindicato da Bahia
COE cobra reunião com Bradesco
A Comissão de Organização de...