Um levantamento da empresa DeviceLab, realizado entre os dias 23 e 28 de janeiro, constatou que os sites dos quatro maiores bancos do país apresentam erros graves que dificultam a navegação do cliente, principalmente os de baixa renda.
O relatório identificou 552 falhas, sendo 31,2% no site do Bradesco, 26% no Banco do Brasil, 25% na Caixa e 17,6% no Itaú. Os problemas foram: alerta de site não confiável exibida nos navegadores Chrome e Firefox, botões sem função ao toque e teclado do aparelho que sobrepunha campos e áreas de clique.
Outro erro é que nenhuma organização financeira utiliza recurso de geolocalização para indicar, pelo site, a agência mais próxima de onde está o cliente. Os portais dos bancos públicos não permitem que o consumidor acesse a conta pelo navegador do smartphone, apenas via aplicativo. Deste modo, o acesos digital fica limitado, especialmente ao cliente de baixa renda, que possui aparelho antigos e conexão da péssima qualidade.
Avaliação
A DeviceLab analisou simulação de crédito imobiliário, busca por agência, página inicial e acesso ao internet banking. O site da Caixa, constatou a empresa, demora mais de um minuto para carregar. Pelas regras da rede, de 10 a 20 segundos é o período aceitável.
Fonte: Seeb Chapecó com Sindicato da Bahia